quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TERRA PODE SER ENGOLIDA PELO SOL

Uma equipe de astrônomos americanos, poloneses e espanhóis encontrou evidências de um planeta que teria sido “devorado” por sua estrela. Para os especialistas, o acontecimento pode se repetir com a Terra dentro de bilhões de anos, segundo informou a BBC Brasil. O estudo foi publicado no Astrophysical Journal Letters.
De acordo com a publicação, a descoberta foi feita a partir da análise da composição química de uma estrela hospedeira. Além disso, os astrônomos acreditam que um planeta sobrevivente que ainda gira em torno dessa estrela pode ter sido lançado a uma órbita incomum, pela destruição do planeta vizinho.  
A descoberta foi feita durante estudos da estrela BD 48 740 - que é um de uma classe estelar conhecida como gigantes vermelhas. Segundo a reportagem, o aumento das temperaturas próximas ao núcleo dessas estrelas faz com que elas se explodam e destruam planetas próximos.
De acordo com o professor Alexander Wolszczan, da Pennsylvania State University, nos EUA, co-autor do estudo, uma situação semelhante pode acontecer com o nosso sistema solar. Isso deve acontecer quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e se expandir em direção à órbita da Terra. A estimativa do professor é que acontece em cinco bilhões de anos. 


Fonte: Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário