segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


Irã condena americano à morte por espionagem para a CIA



Da Veja - "Um americano de origem iraniana, Amir Mirzai Hekmati, foi condenado à morte pelo tribunal revolucionário de Teerã por "colaboração com um país hostil e espionagem para a CIA", anunciou a agência iraniana Fars.  Hekmati foi considerado culpado ainda de "tentativa de acusar o Irã de envolvimento com terrorismo", completa a Fars.

Hekmati, 28 anos, ex-membro da Marinha americana, nasceu nos Estados Unidos em uma família iraniana. O juiz do tribunal revolucionário de Teerã, Abdolghassem Salavati, o declarou "moharab (em guerra contra Deus) e corrupto na Terra". Porém, ele ainda pode apelar da sentença.

O governo dos Estados Unidos pediu a libertação de Hekmati e informou que diplomatas suíços, que representam os interesses americanos em Teerã, pediram para ver o prisioneiro, mas a solicitação foi rejeitada pelas autoridades iranianas. A promotoria pediu a pena de morte sob a alegação de que a confissão do réu mostrava que ele cooperou com a CIA e atuou contra a segurança nacional iraniana."



Nenhum comentário:

Postar um comentário