terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pagamento do IPVA é adiado pela segunda vez



Após protesto de motoristas no centro do Rio de Janeiro, na manhã dessa segunda-feira, a Secretaria Estadual de Fazenda decidiu prorrogar, pela segunda vez, o prazo para pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotor) para carros com placas e finais zero, 1, 2, 3 e 4.

Os vencimentos das demais placas foram mantidas. Por volta das 15h30, o órgão informou que a medida foi tomada “porque ainda foram identificadas inconsistências de dados”. Em nova nota, no fim da tarde, explicou que adiou os vencimentos “devido à persistência de problemas”. E esses não se restringem às dificuldades de impressão, motivo que levou à primeira prorrogação.

Muitos contribuintes imprimiram a guia, mas elas vieram com erros. É o caso da comerciante Ângela Bastos, que foi à inspetoria da secretaria, na rua Visconde do Rio Branco, 22, centro – único posto de atendimento – mas não conseguiu ser atendida.

“A minha guia veio sem desconto do kit gás. Liguei para o Detran e me disseram para ir ao Bradesco ou ao posto da secretaria. Fui à agência de São João de Meriti, onde moro, e lá falaram que não imprimiam. Somente em casa. Vim até o Rio. Cheguei às 17h, mas o posto fica aberto só até as 16h. Quem trabalha não pode reivindicar e ter acesso ao serviço”, reclamou.

O posto de atendimento foi local de protestos e muita fila. Cerca de 200 pessoas fizeram manifestação contra os problemas. “Na  minha guia não aparece chassi, DPVAT. Meu carro não existe”, queixou-se o aposentado Aldir da Fonseca.

Já o torneiro mecânico Celso Branco de Almeida, que tem carro com placa final zero, recebeu uma “solução” do atendente, antes de saber do adiamento do prazo, para não ser flagrado sem o IPVA pago. “Falaram para eu deixar o carro na garagem e andar de ônibus. Brincadeira”, revoltou-se.

Por conta dos problemas em série, a secretaria informou que também decidiu “proceder a revisão completa da base de dados que estava sendo trabalhada”. O órgão ainda garantiu que até o dia 1º de fevereiro todas as guias estarão corrigidas e poderão ser impressas.

O Bradesco anunciou que os contribuintes poderão emitir novo boleto, com data atualizada de vencimento, a partir de 1º de fevereiro, e poderão quitá-lo no banco de sua preferência. As novas guias poderão ser emitidas no site ou nos equipamentos do banco nos postos do Detran e do Poupatempo.

Segundo a nota, agora, “em casos pontuais em que o contribuinte não tenha acesso à internet, será possível solicitar a impressão do boleto em qualquer agência Bradesco, sem custos”.




Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário